terça-feira, 18 de abril de 2006



O SEMPRE LEMBRADO NERUDA NA VOZ DE PAGLIARO COM TRADUÇAO AO PORTUGUÊS
Posso escrever

os versos mais tristes esta noite ......

Escrever por exemplo:

"A noite está estrelada,

e tiritam, azuis, os astros à distância,

o vento da noite sopra no céu, e canta ! "

Posso escrever

os versos mais tristes esta noite .....

Eu a desejei ....

e ela, às vezes, também a mim.

E nas noites como esta

eu a tive entre meus braços !

Eu a beijei tantas vezes

sob esse céu infinito.

E ela me desejou .

e eu, às vezes, também a ela.

Como não amar

aqueles grandes olhos intensos ?!?!

Posso escrever

os versos mais tristes esta noite .......

Pensar que não a tenho,

sentir que a perdi .

Perceber como é longa a noite,

ainda mais sem ela comigo.

E o verso invade a minh'alma

como orvalho no capim .

Que importa

se o meu amor não conseguiu prendê-la,

que importa ?

A noite estrelada,

e ela não está aqui .

E é isso .

Ao longe alguém canta, lá longe ........

Minh'alma não se conforma

em tê-la perdido .

Tento trazê-la para mim,

meu olhar procura por ela,

meu coração procura por ela .....

mas ela não está mais aqui ........

A mesma noite clareia

as mesmas árvores .

Nós, os de então,

já não somos os mesmos,

não os de antes .

Eu já não a amo, é verdade .......

mas, amei-a demais .

Minha voz sussurrava ao seu ouvido ......

De outro .......

será de outro,

como antes,

era de meus beijos,

será ???

Sua voz,

seu corpo claro,

seus olhos infinitos .

Já não a quero, é verdade,

mas talvez ainda a ame .

Para terminarmos um amor é rápido,

rápido demais .

Mas, para esquecer esse mesmo amor

leva-se uma eternidade .

Porque em noites como esta

eu a tive entre meus braços,

minh'alma não se conforma em tê-la perdido .....

jamais se conformará porque ainda a amo ........

Ainda que essa seja a última dor que ela me causa,

e estes sejam os últimos versos que lhe dedico .......

PABLO NERUDA
.



Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: