sábado, 19 de novembro de 2005

Coração partido: Literalmente !

O coração é identificado como o centro das emoções. Quando passamos por uma forte emoção, o coração começa a bater mais depressa.
Se tomamos um susto, parece que nosso coração "parou". Se queremos gesticular de longe que gostamos de alguém ou que o amamos,
costumamos "jogar nosso coração" para essa pessoa. Mas, nosso coração pode adoecer em conseqüência de uma separação ou da falta de amor.
As doenças do coração são as que mais matam os brasileiros. O que está causando surpresa é o crescimento da "síndrome do coração partido"
(Acinesia Apical Transitória).Uma emoção extremamente forte leva o coração a aumentar tanto seus batimentos, que o músculo cardíaco submetido a um extremo esforço, pode realmente partir-se, especialmente se a pessoa sofreu uma decepção amorosa. Os primeiros casos apareceram na década de 90 no Japão. Originalmente, a doença era chamada de síndrome de Takotsubo (ou síndrome da armadilha do polvo).Em 2001, a revista American College of Cardiology publicou uma pesquisa alertando sobre o fato. Os sintomas são: dor no peito e arritmia, podendo ocorrer em seguida, o infarto.
O coração partido ocorre porque o cérebro libera várias substâncias químicas que provocam alterações fisiológicas. Uma das substâncias é a dopamina, que estimula o ser humano a trabalhar mais, sentir-se motivado e concentrado, enquanto que a ausência, deixa-o depressivo. O outro hormônio é a noradrenalina. Depois de um forte estresse emocional, estes hormônios atuariam na inervação da ponta do coração, impedindo a contração.
As mulheres são as maiores vítimas: oitenta por cento dos casos da síndrome, atingem o sexo feminino. Será que o coração feminino é mais delicado do que o masculino, chegando a ponto de literalmente partir-se? Creio que sim. A palavra coração vem do grego kardia, da qual deriva a raiz indo-européia krd ou kered.Cor, em latim, faz derivações de "cordial" e "coragem", por exemplo. A coragem em movimento é uma frase que explica bem o que significa usar o coração. Quando "partido" significaria que a pessoa está sem direção. O coração deve ser tratado com mais carinho e cuidado, especialmente o das mulheres.

Monica Buonfiglio


Image hosted by TinyPic.com

Nenhum comentário: